Ferramentas que uso na minha Loja Online
O mundo da loja online pode parecer muito assustador a primeira vista, afinal temos que buscar sozinhos tudo do zero e passamos por vários perrengues. Tenho a minha loja online de acessórios femininos há 3 anos e comecei ela quando tinha 18. Desde então passei por várias dificuldades e espero com a minha experiência poder te ajudar e tornar a sua trajetória um pouco menos difícil.
Visto isso. existem várias ferramentas facilitadoras no trabalho com ecommerce, que só descobri com muita pesquisa e testes no meu próprio negócio, seja para baratear o frete para o meu cliente ou como gerar uma nota fiscal no início da minha loja sem precisar de um ERP ou um contator (sendo MEI nesse caso).
Seguem então algumas das minhas valiosas dicas de app e sites:
1- Loja integrada
Por meio dessa plataforma, você consegue criar a o próprio site da sua loja totalmente personalizada de graça, oque facilita muito no começo quando o investimento muitas vezes é pouco e o medo dos riscos é muito grande. Não há custo para criar, anunciar seus produtos ou vender pela plataforma deles.
Pela plataforma você mesmo consegue criar o seu próprio site sozinho, eles tem um canal no YouTube com o passo a passo de cada etapa para criar seu site, cadastrar produtos e integrar os meios de pagamento e frete.
2- Melhor envio
Você sabia que um dos principais fatores que levam a o comprador online a desistir da compra no seu site é o valor do frete para o pedido chegar até ele? Então o melhor envio veio para preencher a lacuna de um frete mais em conta sem precisar ter um contrato com os correios, ou seja, se você envia 1.000 ou 1 pedido por mês, você consegue usar a plataforma e pagar bem mais barato no frete.
Não tem nenhuma taxa para se cadastrar ou utilizar a plataforma. É possível realizar o cadastro no site deles sendo tanto pessoa jurídica (com o CNPJ) quando pessoa física (com o CPF) e enviar os pedidos com com declaração de conteúdo ou nota fiscal anexada na caixa.
3- Mercado pago
Para vender online seja por site ou pelas redes sociais, você precisa ter uma mediadora de pagamentos responsável por receber do cliente esses dados e esses pagamentos por transferência bancária, cartão de crédito/débito ou boleto e repassar para o vendedor.
Cada forma de pagamento é cobrada uma taxa diferente que deve ser atribuída a precificação do seu produto antes dele ser cadastrado no seu site. Essa taxa também varia com o prazo que você deseja receber aquele pagamento que será repassado. Vale a pena consultar na hora do cadastros essas taxas, e elas também são negociáveis com a plataforma dependendo do faturamento mensal da sua empresa.
Essa plataforma gera também mais confiabilidade, porque além de ser um nome conhecido, o cliente sabe que o dinheiro dele está assegurado, ou seja, caso haja algum eventual problema, ele pode reportar a mediadora de pagamentos ou ao próprio banco do mesmo.
Essas são as principais ferramentas que utilizo atualmente no meu negócio para me auxiliar e facilitar alguns processos e aumentar as minhas vendas. É válido pesquisar sobre elas e ver se são úteis para utilizar na sua empresa por aí.