Como progredir nos estudos

Não é nada fácil estudar por horas e se dedicar fielmente ao hábito, mas já que está aqui, está ciente disso. Mas o que pode não saber é que há algumas formas de tornar isso um pouco mais fácil e melhorar a sua rotina de estudos e progredir até mesmo em casa. E acredite, mesmo com uma rotina corrida ou com dificuldade em mantes a sua atenção, é sim possível se concentrar e correr atrás disso. Veja a seguir algumas mudanças úteis para isso:

1- Rotina e horários.

A rotina será sua grande aliada nessa jornada, afinal estudar es horários bagunçados ou somente quando “tem vontade” não funcionam para quem quer ter um resultado acima da média. Programe-se de acordo com a sua rotina os horários específicos para essa prática e siga arrisca, depois de um tempo se torna mais fácil e menos custoso, é sério.

Programe alarmes e busque sempre estudar nos mesmo horários sempre que possível.



2- Estímulos.

Hoje em dia boa parte das nossas vidas são regidas pelas redes sociais ou aparelhos eletrônicos, e acredito eu que esse possa ser um dos seus problemas. Livre-se de todo tipo de distração e estímulo dentro do tempo em que deve estar estudando. Tudo que não será usado como objeto para te auxiliar nos estudos devem estar longes para que não te distraiam nem seja uma tentação para você.

3- Metas e programação.

Como já sabemos que estudar somente o básico ou quando quer não é o suficiente, estabeleça metas semanais e programação de estudos para cada dia e matérias também. Comece estudando alguns minutos por dia com alguns intervalos e gradativamente vá aumentando. Não adianta partir do “não estudar” para querer estudar 8h todos os dias, provavelmente não vai conseguir e se frustrará. Vá aos poucos e respeitando o seu tempo, ao mesmo tempo que se incentiva e faz o seu melhor todos os dias.

4- Pausas e descansos.

Não, estudar por muitas horas seguidas não mostra que você é mais focado, só prejudica com a sua saúde física e mental. Junto a dica anterior, faça algumas pausas durante o período de estudo todos os dias para relaxar um pouco a mente, as vistas e esticar as pernas um pouco. Isso auxilia na preguiça e a absorver as informações também. Vá beber uma água, tomar um sol ou assistir a algo rápido na tv.



5- Atividade física e alimentação.

Costumo dizer que são bons para tudo. Mas pense comigo, se seu corpo não está bem, como é que seu cérebro estará bem e disposto a aprender novas coisas e fixar também? Praticar esportes algumas vezes por semana fará uma diferença enorme na sua disposição e melhora nos estudos.

A boa alimentação que fuja de alimentos gordurosos também te ajudará te deixando mais disposto e com menos preguiça durante o período de estudos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *