Como começar uma Loja Online do Zero IV: Tráfego pago

Abrir uma loja online é mais fácil do que você imagina, ler todos os posts de “Como começar uma Loja Online do Zero” em ordem, é essencial para você aprender a como abrir sua própria loja virtual.

No capítulo anterior, abordamos principalmente o assunto das redes sociais e formas de divulgação gratuita pelo Instagram. Hoje veremos formas pagas de divulgar seu produto e como fazer esse tráfego pago.

   O que é tráfego pago?

Tráfego pago é como chamamos o meio pago de divulgação pelas redes sociais. Ele pode ser usado para diversos fins, dependendo da sua configuração; pode ser usado para atrair mais visitas ao seu perfil, para ter mais acessos ao site, para ter mais engajamento com a publicação divulgada, ou para alcançar o máximo de pessoas possível dentro de x orçamento.


O tráfego pago é usado por todo tipo de loja, das menores às grandes empresas. Você já deve ter percebido que após pesquisar, por exemplo, por um chuveiro, começará a aparecer diversos anúncios de chuveiros de diferentes lojas para você, e isso é o tráfego pago, as lojas pagam para que seus produtos apareçam para as pessoas, e o fator dele aparecer justo para você que estava pesquisando por esse produto é apenas uma configuração do anúncio.

   Por onde fazer tráfego pago?

Há formas de fazê-lo tanto pelo Anúncios do Facebook quanto pelo próprio Instagram. Eu particularmente acho mais interessante usar o Anúncios do Facebook para anunciar fotos, carrossel de fotos, publicações do Instagram, e até mesmo vídeos, pois ele possui um painel de configurações muito mais amplo, onde você seleciona o conteúdo a ser divulgado, para qual região do país quer divulgar, você seleciona o público desejado (homem, mulher, idade e interesses). Já pelo Instagram acho legal impulsionar os reels, pois é mais simples, mas não curto impulsionar as fotos pelo próprio Insta pois o custo é maior e não obtém os mesmos resultados.

   Como fazer tráfego pago?




Para fazer os anúncios pelo Facebook basta acessar o Facebook Business ou baixar o aplicativo “Anúncios”, você pode logar sua própria conta do Facebook, mas antes precisa criar uma Página no mesmo para sua loja, pois é por meio dela que seus anúncios serão divulgados.

  • Após logar sua conta e página, você irá selecionar para qual fim é sua campanha; vendas, engajamento, etc.
  • Em seguida você irá selecionar para onde as pessoas que interagirem com o anúncio serão direcionadas; Whatsapp, Instagram, seu site, ou um telefone para contato.
  • Na próxima etapa você definirá o orçamento diário ou orçamento total da campanha e datas de início e término. Recomendo colocar o orçamento de  R$5/6 (o mínimo possível, que varia de acordo com o preço do dólar) por dia para começar, e com o tempo você vai ajustando conforme ver necessidade. E deixe o anúncio rodando por pelo menos de 3 a 7  dias para ter algum retorno.
  • Em seguida monte seu público desejado, de acordo com a faixa etária e gênero de clientes que acorde com o seu produto
  • Então, selecione a mídia desejada para o anúncio e carregue-a no site. Defina um título e descreva brevemente seu produto/promoção, e chamada para ação; compre agora, saiba mais, etc.
  • E por fim, publique seu anúncio.


A campanha (como chamamos cada anúncio individual) leva um tempo para ser aprovada pelo Facebook, mas depois de aprovada, fique sempre de olho nas visualizações, mensagens, etc.

Esse post foi uma abordagem bastante breve sobre tráfego pago, e caso queira estudar mais sobre o assunto (o que eu super indico), no Youtube existem diversos vídeos sobre o assunto, dá para aprender muito por lá!

Por hoje é isso, nos vemos no próximo post. Até já:).

 

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