Como começar uma Loja Online do Zero II: Onde Vender e Meios de Pagamento
Abrir uma loja online é mais fácil do que você imagina, ler todos os posts de ”Como começar uma Loja Online do Zero” em ordem é essencial para você aprender a como abrir sua própria loja virtual.
Agora que você já tem alguns possíveis produtos a vender em mente, vem 2 passos importantes:
2° Passo: Onde vender?
É comum que lojas virtuais iniciantes comecem vendendo seus produtos somente pelo Instagram/Whatsapp, e não há problema nenhum nisso, mas há muitas pessoas que preferem comprar por sites pela agilidade e facilidade de efetuar um pedido, sem precisar aguardar a resposta e atendimento do vendedor para aí iniciar o pedido.
Há muitas plataformas de sites que oferecem planos com mensalidade gratuita ou com um custo baixo, como por exemplo a Loja Integrada, que oferece um plano gratuito, com limitação de 50 produtos cadastrados ativos, 5.000 visitas ao mês, o que para começar, é mais que suficiente.
Agora fica a seu critério se você criará um site ou terá somente as redes sociais como meio de venda. Vale ressaltar que não é porque você criou um site para vender seu produto, que você não pode vendê-lo pelo Instagram e Whatsapp, da mesma forma que há pessoas que preferem comprar por site, há também pessoas que preferem comprar pelas redes sociais, e ter um maior contato com o vendedor e uma compra mais humanizada. Então leve em conta que quanto mais opções, mais chances de fechar uma venda.
3° Passo: Meios de pagamento
Outro elemento importante para suas vendas são os meios de pagamento; você vai oferecer somente pagamentos por PIX/transferência, por cartões, boleto.. Se você for vender por site, é possível ter todas as opções de pagamento de forma descomplicada, onde na própria plataforma de vendas você consegue configurar as opções de pagamento desejadas e escolher por qual empresa deseja intermediar o pagamento, como Mercado Pago, PagSeguro, PayPal. Analise as taxas de cada empresa, pesquise por reclamações de clientes dessas empresas no Reclame Aqui, para caso ocorra algum problema, você tenha um bom suporte de atendimento.
Já se você for vender somente pelas redes sociais, para aceitar formas de pagamentos além do PIX, você pode utilizar links de pagamento de empresas de maquininhas de cartão, como por exemplo a Sumup, que tem taxa zero para pagamentos por PIX, taxa de R$3,4 por boleto gerado, ou por cartão, onde a taxa para o pagamento à vista no cartão de crédito é 4,9% do valor do pedido para receber o valor em 2 dias, e 3,7% para receber o valor em 30 dias. Para pagamentos parcelados, a taxa varia de acordo com o número de parcelas.
A escolha dos meios de pagamento e os meios de venda são aspectos importantíssimos, que influenciam diretamente na venda do seu produto, por isso analise cada alternativa com calma para evitar futuros arrependimentos e frustrações. Pesquise e veja quais alternativas se adequam melhor às suas preferencias e seu bolso.
No próximo post vamos falar sobre como divulgar seu produto nas redes sociais e por anúncios pagos, falaremos também sobre como deixar o perfil do Instagram da sua loja e o seu site mais atrativos para clientes e com o isso influencia nas vendas. Até já :).