Como escolher uma profissão

A escolha de profissão é uma questão que nos acompanha desde a infância, imagino que você, assim como eu, já quis ser professora, médica, jogadora de futebol, ou dentista… E muitas pessoas já crescem com uma profissão definida, o que de certa forma torna essa incógnita mais fácil de solucionar, já outras (eu sou uma das outras) têm a escolha da carreira como uma missão impossível; ao mesmo tempo que nos identificamos com mil e uma profissões, não nos identificamos com nenhuma, e nesse artigo vou te ajudar a lidar com essa escolha, não prometo solucionar o seu problema, mas tenho certeza que algumas dicas lhe serão de grande ajuda.

Qual profissão devo seguir?




Essa pressão que sofremos principalmente na adolescência, onde naquele almoço de família com a tia que você vê 2 vezes no ano te faz sempre a mesma pergunta; ” e a faculdade, já decidiu qual vai fazer?”, e você não tem ideia do que responder porque não também não tem ideia do quê quer fazer. E a verdade é que você não precisamos terminar a escola com essa questão definida. Você não precisa sair do Ensino Médio já se matriculando em uma faculdade qualquer porque você acha que é isso o que tem de fazer, porque isso não é verdade. Você tem todo o tempo do mundo para tomar essa decisão, mas isso não significa que enquanto você não tem essa resposta você deve ficar em casa sem fazer nada, você pode procurar um emprego temporário, procurar algum cursinho que te interesse; desenho, programação, cerâmica, ou até mesmo fazer um intercâmbio voluntário. Essas pequenas experiências vão te ajudar a ter uma boa base do quê você gostaria de fazer.


Sua profissão atual não te faz bem?

Outra grande mentira que nos é colocado na cabeça desde criança é que você precisa escolher uma única carreira e é isso o que você tem que fazer pro resto da sua vida até seu último suspiro. Essa ideia faz com que você se prenda a um trabalho que te faz extremamente infeliz, e que é um fardo enorme que você pensa ter de carregar pra sempre, mas não tem  que ser assim. Nunca é tarde demais para você encontrar algo que você ame fazer, um trabalho que você ame e que seja gratificante. Eu sei que pra 90% dos trabalhadores brasileiros a realidade é muito mais dura do que isso; a responsabilidade de pagar um aluguel e garantir a comida na mesa todos os dias é muito maior do que um emprego que te agrade, eu realmente entendo, e eu desejo de toda a minha alma que um dia isso seja diferente. E para essas pessoas o melhor conselho que posso dar é: comece um negócio próprio; fazer bolos, marmitas, qualquer coisa que você possa começar com o pouco que tem, trabalhar para si mesmo pode ser uma das melhores decisões que você vai tomar na sua vida.

 

 Para uma vida feliz, você precisa fazer coisas te façam feliz, e isso inclui o seu trabalho, suas relações, seus passatempos…

O importante para ter uma (ou duas, ou três..) boa profissão é sempre procurar progredir no que você faz, buscar novas habilidades e também novas oportunidades, se necessário. Quando você se ver estagnado em algo que já não faz mais sentido para você, reflita sobre o que mudaria essa realidade; um novo emprego, fazer um  curso profissionalizante em outro segmento, e até mesmo fazer uma terapia pode te ajudar, não só nesse processo mas também em todos os outros que eu citei aqui.

Espero que tenha gostado das dicas e que elas tenham te dado a luz que você precisava. Boa sorte e bom trabalho ;).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *