5 passos para se planejar para morar sozinho
Se você busca sair da casa dos pais e conquistar sua independência morando sozinho mas tem dúvidas de como se planejar, esse artigo é para você. Aqui vou te contar um pouquinho e te ajudar a se planejar e organizar para poder ir para sua nova casa em alguns passos.
1. financeiro
O primeiro ponto a ser pensado é o planejamento financeiro, afinal será tudo por sua conta e só dependerá de você. Então analise suas finanças e defina quanto dinheiro seria o ideal de orçamento para aluguel/compra do seu imóvel. Faça também uma busca da média de gastos com contas da sua cidade para ter uma dimensão de quanto $ será reservado para as contas da casa. Além de ter também uma reserva de emergência, lembre-se que imprevistos acontecem, coisas quebram e precisam ser consertadas urgente e você precisa guardar uma quantia sempre para nunca ser pego de surpresa e não passar nenhum perrengue.
2. planejamento
Busque pensar onde gostaria de morar e definir suas prioridades na hora de buscar um imóvel. Depois de definir o orçamento, pense quais são os seus desejos; como morar em apartamento ou casa, quais cidades e bairros seriam interessantes, se deseja morar sozinho ou com algum amigo/namorado, se deseja um lugar mobiliado ou não, perto do trabalho/faculdade, em quanto tempo deseja se mudar e concretizar a ideia e tudo mais.
3. golpes
Outro passo importante decidido o lugar e se planejado financeiramente é mais um avido do que uma dica! Muito cuidado com os golpes que podem aparecer de todos os lados, de imobiliárias, lojas de móveis e eletro domésticos, pessoas que prestam serviço como mudança e etc.
4. Mudança
Um ponto que não é tão pensado mas que merece sua atenção e planejamento é a mudança oficial. Além de custar $ você precisa pensar em alguns pontos. Você consegue fazer sozinha? tem ajuda de familiares ou precisará contratar mais ajuda para carregar os itens? Pensar antecipadamente sobre isso e se organizar vai te poupar muita dor de cabeça no futuro.
5. planejamento e móveis
Após decidido o imóvel e tendo certeza do que já tem e do que ainda falta d e essencial para viver, comece a busca pelos eletros, móveis e itens faltantes. Sabemos que alguns itens são indispensáveis e as vezes não são tão lembrados. Roupas de cama, itens de cozinha e limpeza também são importantes, tanto quanto os móveis na sua casa e para a sua vivência.
Esses foram alguns importantes passos que devem ser tomados assim que decidido se mudar e morar sozinha. Tenho certeza de que assim terá menos frustrações, porque seguindo todas essas dicas, evitará futuros problemas que surgiriam pela falta de planejamento e organização antes de realmente estar de frente da mudança e ter que lidar com a bomba depois de ela já ter estourado.