Como começar uma Loja Online do Zero III: O que preciso para divulgar meus produtos?

Abrir uma loja online é mais fácil do que você imagina, ler todos os posts de “Como começar uma Loja Online do Zero” em ordem, é essencial para você aprender a como abrir sua própria loja virtual.

No capítulo anterior falamos sobre formas de pagamentos para sua loja e possibilidades de plataformas para vender seus produtos. Mas para efetuar as vendas, você precisa saber divulgar seu produto, e esse é o tema que abordaremos hoje; divulgação do produto por redes sociais e como ter uma loja mais atrativa.

   Principais elementos para divulgar seus produtos:

  • Boas fotos:

Inicialmente, não há necessidade que as fotos sejam profissionais, mas precisam ser fotos claras de boa qualidade, onde o seu produto esteja em destaque. Faça as fotos em um ambiente claro (não há luz melhor do que a claridade natural), com um fundo neutro (preto, branco) optando pelo fundo que mais destaque o objeto a ser fotografado. Caso queira fotos não muito básicas, busque por referências de fotos de produtos similares ao seu no Pinterest ou no Instagram para saber como compor melhor o cenário das fotos, e use sua criatividade também!


  • Preço justo:

A precificação depende muito do tipo de produto que você vende, se o preço é por tabela ou não. Pesquisando por produtos similares ao seu, você verá que o valor varia de muito baixo à muito alto. Há pessoas que realmente não sabem precificar seu produto, e acabam não incluindo gastos como a caixa de envio, a fita que usou para lacrar o pacote, sacos de embalagem, cartão de agradecimento, etc. Tudo isso e qualquer outro gasto relacionado à confecção/embalagem do seu produto precisam estar inclusos na precificação. Ainda sim, para que seu produto tenha uma boa saída, o valor de venda não pode ser muito superior ao valor de venda dos demais vendedores. Pesquise e estude sobre a precificação do seu tipo de produto!

  • Aparência:

Com aparência, não me refiro somente à imagem do produto, mas também à imagem do seu Instagram/site. Você não precisa começar com uma identidade visual super desenvolvida por um profissional, pode ser algo simples, sem muitas informações, como por exemplo nas imagens a baixo:


Você mesmo pode fazer uma logo simples como estas no Canva. Basta acessar o Site do Canva ou baixar o aplicativo deles, e na página inicial selecionar ”criar logo”, e apareceram diversos modelos, onde você pode adicionar o nome da sua loja e cores desejadas.

  • Aparência do perfil do Instagram:

Esse é um dos elementos mais importantes (senão o mais importante) para a divulgação do seu produto na rede social. O perfil do Instagram é a primeira visão do cliente sobre sua loja e seus produtos, por isso é essencial que o perfil atraia a atenção do possível cliente.

As fotos postadas no perfil precisam ornar uma entre a outra, todas com o fundo da mesma cor (não exatamente a mesma cor, mas se você escolher o rosa como cor de fundo, pode usar diferentes tons de rosa no cenário das fotos), ou sempre um fundo neutro, etc.. O que você deve evitar, a menos que essas cores façam parte da paleta de cores da loja, é usar um fundo amarelo em uma foto e um fundo rosa em outro, isso deixa o perfil desorganizado e não atrai a pessoa a querer te seguir e acompanhar a loja.


  • Criação de conteúdo:

Criar conteúdo como vídeos no reels, enquetes e caixinha de pergunta nos stories, mostrar sua rotina de vendedor, além de atrair clientes que compram seu produto, atrair pessoas que engajam seus conteúdos, que acompanham o perfil, o que é ótimo para quando você lançar uma promoção, por exemplo, pois seu público será muito maior.

 

No próximo post falaremos mais sobre tráfego pago e e a forma mais simples de fazê-lo. Falaremos também sobre embalagem/papelaria personalizada e caixas para envio. Até já:).

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