Inscrições IFPE Cursos Gratuitos 2024
As inscrições para o processo seletivo com ingresso em janeiro de 2024 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) foram prorrogadas até a data de 29 de novembro (quarta-feira). O Processo oferecerá mais de 5.000 vagas distribuídas em 132 cursos gratuitos diferentes, tanto online quanto presencialmente. Vamos ver nesse artigo quais são esses cursos disponíveis e como realizar a sua inscrição.
Nesse programa, Pernambuco oferece 1.435 vagas para cursos de graduação, 1.885 para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 2.059 em cursos técnicos subsequentes e 35 vagas destinadas à Qualificação Profissional PROEJA.
Esta prorrogação oferece aos interessados uma oportunidade adicional para participar desse processo seletivo, que visa proporcionar acesso a uma educação de qualidade em diversas áreas do conhecimento, contribuindo assim para o desenvolvimento educacional e profissional no estado de Pernambuco.
Como realizar sua inscrição:
Conforme divulgado pelo IFPE, o processo seletivo será conduzido por meio de provas de múltipla escolha, com a exceção dos cursos técnicos oferecidos nos campi agrícolas (Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão), que adotarão a seleção através da análise do histórico escolar.
As inscrições estão disponíveis exclusivamente pela internet, no seguinte link upenet.com.br/ingresso_ifpe_2024.1 obtendo uma taxa de R$ 50 para cursos técnicos e R$ 65 para cursos de graduação.
As provas estão agendadas para o dia 17 de dezembro, consistindo em 30 questões para cursos técnicos e 50 questões para cursos de graduação. Os conteúdos programáticos podem ser consultados no edital.
Candidatos aos cursos técnicos em Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão, cujas inscrições são gratuitas, devem realizar o cadastro no mesmo período pelo site ingresso.ifpe.edu.br.
Para essas três cidades, o processo seletivo segue os seguintes critérios:
Cursos técnicos integrados e de qualificação profissional Proeja: seleção por análise do histórico escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino fundamental ou equivalente;
Cursos técnicos subsequentes: seleção por análise do histórico escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino médio ou equivalente; ou por meio da pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias em uma das cinco últimas edições (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes da rede pública, sendo necessário ter cursado todo o ensino fundamental ou médio em escola pública para concorrer às cotas. Adicionalmente, 25% das vagas de ampla concorrência são destinadas a estudantes da rede pública oriundos do campo que optarem por cursos de vocação agrícola.